INFECÇÃO URINÁRIA

medicina-sistema-urinarioA Infecção de Urina é a presença de microorganismos em alguma parte do trato urinário.

As infecções do trato urinário (ITU) são frequentes em homens e mulheres, apresentando sintomas diversos, com morbidade variável, podendo até mesmo ser a causa de mortalidade em situações extremas.

A principal causa de ITU são as infecções bacterianas, normalmente bactérias que encontramos em nosso trato digestivo. A bactéria Escherichia coli é a principal responsável pela ITU, causando 85% das infecções não-hospitalares e 50% das infecções hospitalares.

Em casos de exceção, infecções por fungos e vírus também podem atingir o trato urinário. Os sintomas mais comuns de ITU são: ardor ao urinar (disúria), urinar com baixo volume e várias vezes (polaciúria), desejo súbito e intenso de urinar (urgência miccional), dor suprapúbica, alteração da cor e/ou odor da urina, dor lombar, febre e presença de sangue na urina (hematúria).

Em idosos, diabéticos, pesoas imunossuprimidas e crianças, pode-se notar queda de estado geral, apatia e até alteração do nível de consciência. 

“Em casos de exceção, infecções por fungos e vírus também podem atingir o trato urinário”.

As infecções do trato urinário (ITU) são resultado da interação entre o hospedeiro e o agente causador. A gravidade da infecção é determinada pela agressividade da bactéria causadora, volume de contaminação e inadequação dos mecanismos de defesa do hospedeiro.

O diagnóstico deve ser realizado por um médico através de exame de urina (urina tipo I e urocultura) e, se necessário, exames laboratoriais adicionais.

Em casos de infecções complicadas é necessário realizar exames radiológicos (ultrassonografia e/ou tomografia) para melhor avaliar a gravidade e presença de fatores agravantes da ITU. O tratamento é realizado com o uso de antibióticos, que na maioria dos casos pode ser administrado por via oral.

NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO! PROCURE A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.  O USO INADEQUADO DE ANTIBIÓTICOS PODE FORTALECER A INFECÇÃO E CAUSAR EFEITOS COLATERAIS COMO DORES NO ESTÔMAGO.

Fontes:
http://www.minhavida.com.br
http://www.boasaude.uol.com.br

About these ads

36 Responses to INFECÇÃO URINÁRIA

  1. Isabelle disse:

    na verdade, eu não queria fazer uma resposta e sim uma pergunta…
    EU TRANSEI e quando eu cheguei em casa, eu vi na calcinha manchas amarelas, mas eu transei sem camisinha, e ele gozou muito…
    e meia hora depois, eu comecei com infecção urinéria…
    a transa tem a ver com isso?

    • mcosso disse:

      Boa noite cara leitora, a sua dúvida é bastante interessante. Quando há relação sexual sem o uso de preservativo há o contado direto entre microorganismos do homem com os da mulher. Sendo assim, existem as seguintes hipóteses: 1) Seu parceiro ter passado o microorganismo que lhe causou esta infecção. 2) Você já estava com um início de infecção e após a relação, fatores biológicos facilitaram o aumento dela.
      O importante é sempre previnir, as mulheres são muito mais susceptíveis à infecção que os homens.
      O indicado é realizar exames de Urina I, Urucultura, Cultura de secreção vaginal e Pesquisa de fungos e trichomonas. Para indentificar o causador da infecção.
      É comum mulheres terem corrimentos moderados e bem clarinhos, já os corrimentos amarelados podem indicar uma infecção.

      Espero ter tirado suas dúvidas.

      Att. Dr. Matheus Cosso.

  2. Isabelle disse:

    na verdade, eu não queria fazer uma resposta e sim uma pergunta…
    EU TRANSEI e quando eu cheguei em casa, eu vi na calcinha manchas amarelas, mas eu transei sem camisinha, e ele gozou muito…
    e meia hora depois, eu comecei com infecção urinária…
    a transa tem a ver com isso?

  3. Eduardo disse:

    Estou com infecçao urinária, mas já estou tomando medicamentos.Gostaria de saber se há problemas em eu começar a fazer um curso de manipulação de alimentos?

    • mcosso disse:

      Boa tarde Eduardo. Não há problema. As infecções urinárias mais comuns são as causadas por Escherichia coli, Enterobacter sp e Proteus sp. São bactérias encontradas principalmente no trato gastro-urinário, portanto tomados os devidos cuidados de higienização das mãos e se possível o uso de toca, jaleco (ou avental), máscara e luva descartável seria o ideal. Seguir o tratamento e posologia do medicamento em questão é de fundamental importancia para o combate à infecção. O uso de antibióticos deve ser feita de maneira contínua, sem interrupção. Se persistir a infeção solicite uma Urocultura e Antibiograma de sua urina, para maior informações sobre o parasita e qual antibiótico possui maior eficácia.
      Grande Abraço!

  4. BIANCA disse:

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER QUANDO A URINA ESTAR OLEOSA SE PODE SER DIABETE, OU O QUE PODE SER, QUE TIPO DE EXAME É FEITO? OBG.

    • mcosso disse:

      Boa tarde Bianca, a principal caracteristica visual que leva a suspeita de Diabetes é uma coloração ambar (marrom). Mas não é uma regra. Quanto a urina estar “oleosa” pode se o fato de presença em excesso de secreções e células epiteliais (da pele).
      Para diagnóstico de diabetes é recomendado o exame: Glicose em jejum, onde de 70 a 100 mg/dL é considerado normal.
      Ja para detectar uma possivel infecção urinária é recomendado o exame: Urina tipo I e Urocultura.
      Portanto em seu caso seria indicado os seguintes exames laboratoriais: Glicose em Jejum, Urina tipo I, Urocultura e se possível Hemograma.
      Grande abraço Bianca,

      Matheus Cosso.

  5. Denize disse:

    Boa noite !
    Eu já tive infecção várias vezes e fiz diversos exames e não descobri a origem,dentre eles urocultura com antibiograma . tenho medo de derrepente não poder engravidar por este motivo, me ajude por favor !!!

    • mcosso disse:

      Olá Denize, vamos por etapas. Primeiramente é fundamental diagnosticar (descobrir) qual o motivo que leva às suas infecções urinárias (IU). Não basta só descobrir qual o microorganismo causador (Urocultura) e quais antibióticos são os mais eficiêntes (Antibiograma). Sendo assim, deve-se descobrir o fator ou os fatores, se for o caso, que estão facilitando à formação dessas infecções frequentes. A IU na gravidez é a terceira ocorrência clínica mais comum na gestação, acometendo de 10 a 12% das grávidas, 9% sob a forma de infecção urinária baixa (cistite) e 2% como infecção urinária alta (pielonefrite). A infecção urinária cria várias situações doentias e contribui para a mortalidade materno infantil. Por isso cuidado redobrado Denize.

      Outros fatores que facilitam a contaminação do trato urinário, por facilitarem a proliferação das bactérias e o acesso das mesmas ao sistema urinário, são:

      - Gravidez – período onde há uma diminuição das defesas da mulher, além de um relaxamento da bexiga, o que provoca uma dificuldade para liberar a urina;
      - Hábitos de higiene inadequados;
      - Diabetes;
      - Obstrução urinária – qualquer fator que impeça o fluxo constante de urina, como aumento da próstata, defeitos congênitos, cálculos urinários (“pedra nos rins”), tumores;
      - Corpos estranhos – a inserção de corpos estranhos pode carregar as bactérias para o sistema urinário, como é o caso do uso de sondas urinárias;
      - Doenças neurológicas – interferem com os mecanismos de esvaziamento da bexiga;
      - Doenças sexualmente transmissíveis;
      - Infecções ginecológicas.

      Grande Abraço,

      Matheus Cosso.

  6. Oi tenho um bebe de 6 meses e ele apresentou urina oleosa e de com ambar claro o que pode ser?

    • mcosso disse:

      A cor ambar da urina pode ser desde uma disfunção hepática (causadas por presença de bilirrubinas, proteínas e urobilina), pode ser uma infecção urinária ou simplesmente algum alimento como beterrabas, cenouras, papinhas, sucos, etc.
      O importante é procurar um pediatra e realizar exames de urina como Urina tipo I e Urocultura.

  7. Carla disse:

    Olá. Adorei o artigo. Muito esclarecedor.
    De fato, a infecção urinária apresenta sintomas muito incômodos.
    Como tenho pequenos cálculos renais, sofro costantemente com cistite. Todo cuidado é pouco, seja na hora do sexo, seja no controle da micção. Aprendi que o hábito de beber muita água é fundamental para prevenir o aparecimento da infecção.
    Já passei por vários diagnósticos de PS, nos quais me foi prescrito o antibiótico Norfloxacino. Desde então, faço uso desse medicamento quando a infecção reaparece. Meu medo é que as bactérias tornem-se resistentes a esse componente. Gostaria, portanto, de saber se há alguma observação quanto à possível troca constante de antibióticos, no caso da cistite reincidente.
    Grata.

    • mcosso disse:

      Olá! Obrigado por participar do blog. Bem, vamos a sua dúvida. O uso contínuo de antibióticos, na verdade, leva a uma resistencia bacteriana através da seleção natural que o tratamento provocou, ou seja, algumas colônias de bactérias podem ser resistentes ao medicamento, e com o passar do uso haverá a multiplicação destas bacterias mesmo com o uso dos antibióticos.
      O importante é sempre dar um intervalo entre o fim de um tratamento e o inicio do outro.
      Procure a orientação de um médico especialista e acompanhe com atenção a evolução do tratamento.
      Abraço.

  8. jucicleia disse:

    olá bom dia eu tive pedra com alguns meses deu infecção urinaria,eu senti tanta dor,que pensei que eu estava com pedra no rins fiz ultrason,constava que não avia mais pedra,fiz o izame de urina e deu infecção,o medico passou o remedio sinot clav,gostaria de saber se eu tomando esse remedio vai acabar a infecção ou vai continuar?

    • mcosso disse:

      Olá, boa noite. Para sabermos se um antibiótico será eficaz contra uma bactéria causadora da infecção, é necessário o exame de cultura de urina e um antibiograma. Mas na maioria das infecções urinárias a amoxicilina com clavulanato de potassio ( que e o farmaco deste seu remédio) apresenta boa atuação.
      Cada caso é um caso. Cada bactéria é uma reação. Faça o uso da medicação de acordo com o pedido médico e qualquer efeito colateral ou a não melhoria dos sintomas retorne o contato com ele. Observação importante para mulheres: Muitos antibióticos cortam o efeito dos anticocepcionais. Melhor não arriscar!

      Grande abraço.

  9. Patricia Aguiar disse:

    BOA TARDE!! INICIALMENTE AGRADEÇO E PARABENISO A SU FORMA ÉTICA E ESCLARECEDORA DAS RESPOSTAS FORNECIDAS AOS INTERNAUTAS!!

    Boa tarde doutores!!

    Gostaria de sabrer, qu e após de uma gravde desidratação porcocadas por um medicamneto Losar HCT, POIS COMO SENTOA FORTES DORES DE CABEÇA E NUCA, PASSEI EM UM DIA TOMANDO , ELE, POR 4 EM 4 HORAS TOTALIZANDO 5 INIDADES E 4 LISADOR ESPERANDO O EFEITO DA DOR DE CABEÇA E NUNCA EPASSAREM E NADA,E EU URINAR , APESAR DE ESTAR DURANTE TODO DIA ESPERNAO ELA VIR. A NOITE POR VOLTA DÁS
    22:00 HORAS INICIAE A URINAR MUITO, PASSOU AS DORES , AI , PENSEI EM ACPNPAMHAR MINHA TUMA DE FACULADE EM BEBER, TOMEI 3 DOSE DE WISKE COM2 REDBULL, E COMTIANUAVA URINADO MUITO, MESMO ASSIM, SÉ QUE DEPOIS DE UMAS 2 HORAS DEPOIS, COMECEI A FICAR COM A RESPIRAÇÃO MUITO FORTE, JUNTAMENTE COM TAQUICARDIA. E QUANDO OSCILAVA A TAQUICARDIA VINHA A FALTA DE AR, TOMEI MUITA AGUA DE COCO E GATOREDE, MAS ASSIM MESMO MAIS IINTENSIDADE DAS VARIAÇÕES EBTRE TAQUICARDIA E A BRACARDIA, AUMNESTARAM AO PONTO DE EU NÃO CONSEGUIA MAIS NEM LEVANTAR DE TANTA TONTURA, E AS VEZES SENTIA QUE IA PARA TUDO,DETALJHE , A URINA QUE SAI AINDA ERA OLEOSA NO FINAL!! fOI AO HOSPITA URGENCIA, ACHARAM QUE ESU ETAVA COM SINDROME DO PÂNICO, E QUERIAM ME DAR UM FRONTAL, DISSE QUE EU SO QUERIA SORO COM TOMADA RÁPITA INTRAVENOSA, E DISSE QUE SO TOMARIA O FRONTAL SE ESAAS VARIAÇÕES CARDIACAS E RESPIRATORIA DIMINUICE!
    dITO E FEITO PASSOU TUDO EM 2 HORAS DE HIDRATAÇÃO!

    QUESTIONAMENTOS;

    Se eu tivesse tomando frontal anttes da hidratação, não era um risco de eu ter uma para cardiopulmonar??

    Que tipo de diagnóstico eu poderia ter?

    3 dias após o corrido ainda me sinto casada , tonta e com pouca resitencia, isso é devido ao AO ACORRIDO ., OU POSSO TA COM ALGUM OUTRO TIPO DE DOENÇA?

    A INFECÇÃO ESTOU TRATANDO COM MACRODANTINA, QUE JA ESTAR CLAREANDO A URINA.

    AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE POR VOSSA ATENÇÃO!

    • mcosso disse:

      Boa tarde Patrícia. Vamos com calma! Analisando sua história neste dia, você ingeriu muita quantidade de alccol e de outras substancias ricas em cloreto de sódio (Sal). Portanto tudo isso que você ingeriu mais os medicamentos, mais o excesso de calor que provalvemente estáva fazendo, levou a uma hipertenção. Sua pressão subiu levando a todos os sintomas descritos por você. Com isso você não melhorou rápido e passou a ficar angustiada e com medo de porar os sintomas. O resultado fou um stress emocional com hipertensão. Pode ser sindrome do pânico? Pode, mas procure o diagnostico de um especialista (psiquiatra ou psicólogo). Mantenha um monitoramento de sua pressão arterial para descartar uma hipertensão. E o mais importante: Evite Bebidas alcoólicas, elas causam aumento de pressão e desidratação. Evite a auto-medicação, muitos dos medicamentos podem provocar resultados contrários ao esperado se ingerido bebidas alcoolicas e outros medicamentos seguidamente. Esse cansaso é normal, voce passou por um stress alto. Dicas: Até melhorar completamente evite ambientes fechados com muitas pessoas, musica alta, situações desgastantes, bebidas alcoolicas, sal na comida, beba muita água e muita calma. Vivemos em um mundo que exige muito de nós, não se preocupe, vá em busca de uma orientação médica, trate de acordo com o pedido médico e evite os vícios da vida! Nós jovéns, confundimos liberdade com libertinagem. Busque o seu bem estar e viva com saúde.

  10. Patricia pina disse:

    Boa Noite Sr. Doutor, desde já tenho que lhe dizer que a forma que escreveu acerca deste assunto que hoje em dia é essencial para as jovens ou jovens, é muito esclarecedora.

    Contudo, eu tenho uma questão a fazer-lhe. Eu e o meu namorado quando fazemos relações sexuais sem preservativo e eu a tomar a pílula,e ele vem.se para dentro de mi, deixando lá o esperma, evidentemente, mas noto que dias seguintes saem.me um tipo de líquido que sai em grandes quantidades sendo este não espeso e com um cheiro forte de uma cor amarela, causando.me comixões na zona do labio minora, sabe-me dizer se eu apanhei algum tipo de infecção???vindo da parte dele ou mesmo da minha??

    responda.me por favor, porque penso que é o esperma dele que tem estado a sair aos poucos, ate mesmo achando que não posso engravidar, será isso que pode acontecer??

    • mcosso disse:

      Boa noite Patricia. Veja bem. Após relação sexual é comum o “acumulo” de líquidos biológicos, mesmo após o outro dia. Se as secreções forem transparentes ou clarinha, sem cheiro, é comum, normal, faz parte da auto-higiene feminina. Porém, secreções amareladas com odores amoniacais ou pútridos, pode indicar uma infecção. O mais indicado é procurar um ginecologista e para confirmação laboratorial um exame de urocultura e/ou cultura de secreção vaginal. E claro, exigir de seu companheiro o mesmo cuidado e higiene, ele pode ser um “vetor” de grandes infecções de DST.

      Abraço, espero que tenha ajudado.

  11. Elaine disse:

    queria fazer uma pergunta…em outubro tive início de síndrome do pânico e estava a tomar cipralex e inderal(são nomes dos remédios aqui de Portugal)…mais em janeiro deixei de tomar os remédios e notei que minha mentrusção não vem normal,vem meia marrom e não cheira mau e nem me doi nada,fiz teste de gravidez e não deu nada,então como vi isso deixei de ter relações,mais qnd faço de janeiro pra cá no dia a seguir começa a vir isso,mais depois para,como se fosse mesntruação mesmo,fica 1 semana e tal assim,que é como vem a minha menstruação,agora não sei se é porque sempre qnd fui ter relações estava perto de vir a menstruação e o pânico tem a ver com isso também?

  12. Camila disse:

    Olá.
    Percebi há muito tempo que minha urina é oleosa, urino muitas vezes ao dia (mais que todo mundo que conheço), e quase sem exceção ela é oleosa, mas não sinto qualquer incômodo e a cor normal. O que pode ser?

    • mcosso disse:

      Bom dia, primeiro seria importante um exame de Urina I com Urocultura, para detectar uma possível infecção ou lesão no trato urinário. Tudo que é fora da normalidade, é um aviso do nosso organismo. Procure um urologista ou ginecologista para uma análise mais completa. A urina, com execeção em perídos menstruais, deve ser clara, límpida, sem odores fortes e sem secreções amareladas e frequentes. Uma pequena secreção incolor e sem cheiro forte pode ser normal em mulheres. Espero ter esclarecido um pouco sua dúvida.

  13. Sil disse:

    Olá,

    Após um exame de urina que revelou um infecção(+ de 1.000.000 de leucócitos) há 3 meses fui diagnosticada com pielonetrite causada por E.Coli. Fiz tratamento durante 1 mes e refiz os exames que deram normais porém passados 2 meses do fim do tratamento voltei a sentir dores de cabeça e nas costas e embora não tenha febre ou dor para urinar, tive outros sintomas como: tremores(1 dia) e percebo na urina como se fossem “manchas oleosas”. Esses são indícios de que a infecção voltou e/ou piorou?

    Obrigada!

    • mcosso disse:

      Pode ser. Mas apenas com um exame de urina e urocultura pode-se afirmar tal diagnóstico. Pode ser interessante fazer exames de sangue também, como por exemplo Creatinina, TGO, TGP, Hemograma. Procure a orientação de um médico. Não vale apena ficar só no “acho”.
      Grande abraço.

  14. Dani disse:

    Eu tenho uma pergunta. Eu tinha muita vontade de ir ao banheiro e qnd ia saia só um pouco de xixi. De uns dias pra cá qnd sinto vontade de fazer xixi arde(queima) e a gora sai um pouco de sangue. Minha mãe tbm teve isso e ela foi no Hospital e o Medico disse que era Infeçção Urinaria.Sera que é a mesma coisa que ela ? E tbm ainda não veio minha menstruação,ela é muito desregular.Pode ser por causa da Infeçção ou eu corro risco?
    Beijoo Obrigada

    • mcosso disse:

      O indicado sempre é procurar um médico e assim efetuar um exame de cultura de urina. Pois a presença de sangue na urina é um alerta, desde que não venha pela menstruação. Por isso fique tranquila mas procure ajuda. As mulheres de qualquer idade sempre estão sujeitas a essas infecções.

      Abraço.

  15. Flávia disse:

    Minha urina esta escura e com aspecto oleoso oq pode ser ??

  16. Any Luize disse:

    Oi, eu queria saber o seguinte, é pq quando eu tenho relaçao sexual com o meu namorado , no outro dia minha urina fica com o cheiro muito forte , e sempre acontece isso, será que é normal ou estou mesmo com infecçao urinaria ?

  17. Gessica disse:

    Boa noite por favor poderia me tirar uma duvida a um dia atras percebi que ao longo do dia cada vez que ia urinar junto com a urina saia placas como se fosse coagulos de gordura em pequenos tamanhos de coloracao marron , mais ao me enxugar percebi que no papel higienico era de cor alaranjada,tipo oleoso, cheiro oleoso tambem , sera possivel o organismo expulsar gordura atraves da urina desta maneira, tem alguma ideia do que seria isso ?
    DEsde ja agradeco!

  18. Maria disse:

    Eu e minha filha fizemos exame de urina tipo1 no dela deu 48mil células epiteliais e no meu 28 mil queria saber se há algum problema.

  19. Nelson Nunes disse:

    Olá tenho uma dúvida toda vez que bebo energético Red Bull ou outros similar no dia seguinte não consigo urinar de tanta dor na uretra
    no começo achei que fosse uma ITU mas com o tempo reparei que essas dores apareciam somente quendo eu bebia esses energéticos (com bebida alcolica). queria confirmar se este é um caso isolado ou realmente tem relação o energético com essas dores?

  20. AMANDA disse:

    Boa noite .. transei dia 19/06 e no dia seguinte comecei a sentir dores no pé da barriga e muita vontade de fazer xixii, 6 dias depois eu fui ao medico fiz um exame de urina e estou com infecção.. o medico me passou o remedio (Ciplix) e perguntou se eu corria o risco de estar gravida e respondi que nao sei. se eu tomar esse remedio com suspeita de gravidez pode prejudicar o bebe?

  21. antenor disse:

    ola dr boa noite nois temos uma grande duvida porque nosa filha não sara desta infequiçao urinaria ja pasamos varias veszes pelo medico e não tivemos um resutado sastifatorio com ela
    a infequição continua. ela ja tomou cefalexina e wintomylon e não sara

  22. carolina disse:

    tenho ardencia ao urinar e a uns dois meses atras tive uma infecção urinaria que começou depois que eu passei a transar com meu namorado. De lá pra cá manchas escuras apareceram na minha virilia, essas manchas coçam muito e descamam deixando a pele irritada.
    Além de um corrimento branco e elastico. Gostaria de saber se isso pode estar associado a infecção urinaria que tive e o que possivelmete pode ser!
    Desde já agradeço!!
    abraços!!

  23. Viviane disse:

    oi, boa noite!

    estou grávida de sete semanas e com infecção urinária, pela urucultura que fiz deu que meu organismo é resistente a vários antibióticos, inclusive aos antibióticos que são receitados para gestantes. A médica me receitou amoxilina 875mg= clavulanato de potassio 125 mg (novamox) dizendo que eu era a primeira paciente a qual ela receitou está medicação, mas que eu não me preocupasse e tomasse a medicação, porque se não tomesse traria risco para o bebê, mas estou com medo pois na bula do remedio aponta perigos para pacientes gestantes principalmente no primeiro trimeste (meu caso), só tomar se considerar essencial pelo médico. E agora o que faço? me ajundem por favor o mais rápido possivel? tomo a medicação? Tenho medo que meu bebê venha ao mundo com algum problema devido a está medicação!

  24. Boa tarde…
    Eu transei pela primeira vez numa sexat e transei tbm no sabado.
    no domingo a tarde eu comecei com infecção de urina…
    tem alguma coisa a ver?
    o medico vai saber se ja perdi a virgindade?
    por que minha mae sempre vai comigo e ela não pode saber…
    ahh e transamos com camisinha
    obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: